Papo Beleza: Dicas contra cólica
- pretinhaneves
- 29 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Oi amores, como vocês estão?
Ontem vocês perceberam que fiquei meio “off”, mas é porque estava morrendo de cólica. Sim, eu estou entre as mulheres que sofrem deste “mal” e me doía tanto que a única coisa que fiz foi ficar quietinha. E pensei, porque não bater papo sobre isto com as meninas? Afinal de contas, este período influencia diretamente nos nossos cuidados em geral, inclusive de beleza.
Muitas vezes não podemos fazer “repouso”, por conta de ter outras obrigações para cumprir, então temos que achar uma solução para minimizar esses sintomas e continuar a ter uma vida normal.
Vocês sabiam que de 70 a 90% das mulheres sofrem de cólica? (Fevereiro de 95 também é cultura moçada, rs). Um número grande e significativo. E essa dor afeta 70% da produtividade, ou seja, é algo que incomoda tanto que nos impede de realizar nossas atividades diárias. Inclusive a pouco tempo atrás surgiu um projeto de lei, criando uma espécie de licença do trabalho para as mulheres que sofrem de cólica forte. Olha seria a gloria!
Muitas mulheres não sabem porque sentem essa dor, mas é porque basicamente o organismo se prepara e dentro do útero cria-se uma camada, quando o endométrio reconhece o que não será utilizado e começa então a ser eliminado pelo organismo, porém esse processo se dá com contrações e compressões para ajudar nesse descarte e então sentimos a dor.
Tudo isso para dizer que podemos passar por esses dias, numa boa e sem dor nenhuma, colocando em prática dicas simples e caseiras, daquelas que eu sou viciada e que volta e meia estou aqui compartilhando com vocês. Então anotem ai:
1.Exercicios: eu sei que lendo assim pode parecer loucura. “Como assim se exercitar com uma dor dessas? ”, mas é real, porque atividades físicas liberam endorfinas e amenizam a dor. É uma delícia!
2. Chá: ou outro liquido mais quente, sabe? Porque além de uma sensação instantânea de alivio, ainda funcionam como analgésico e ajudam a desinchar e consequentemente a ter uma sensação de bem-estar.
3. Ômega 3: alimentos com este componente são ricos em nutrientes e ajudam a regular o desequilíbrio hormonal e á longo prazo podendo reduzir e até extinguir a presença da cólica.
4. Bolsa de água quente: tradicional e mais conhecido método, mas de fato funciona e proporciona um alivio indescritível, rs.
5. Massagens: massagens na região do abdômen ajudam a relaxar os músculos, melhoram a circulação sanguínea e consequentemente diminui a dor.
Claro que para cada pessoa pode haver um resultado, e nós acabamos ao longo do tempo por conhecermos nosso corpo e a intensidade da nossa dor desenvolvendo métodos próprios para amenizar este problema.
Mas é de extrema importância que se a cólica persistir e for muito forte que você procure uma ginecologista de sua confiança, porque nenhuma dor extrema é normal e muitas vezes a dor é para mascarar algum problema, como micropolicistos ou endometriose. Claro, que também não pode ser nada e sua médica te indicar anti-inflamatórios, anticoncepcionais para controlar esse desconforto.
Se não bastasse tudo isso ainda podemos ter mudanças de humor, inchaço, sim, estou falando da temida e assustadora TPM. Preciso confessar que na maioria das vezes eu fico extremamente chorona, mas do que já sou, mas tem mês que nada se altera. Quem aí sofre com ela?
Ahhh, não deixe de compartilhar seus truques e dicas com a gente pelos comentários, ok? Vou amar saber o que funciona com vocês.
Espero que tenham gostado.
Espalhem amor <3
Comments